© 2017 por TRILHA3D. Desenvolvido por Spark Z

1o CAMPEONATO DE BETE - BOLAS SUADAS RACING TEAM

O JOGO DE BETES

             Também conhecido como taco, é um esporte que descende do críquete e do baseball. Existem várias versões sobre a origem do betes. Uma é que ele era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam críquete nos porões do navio durante a viagem de travessia dos oceanos. Outra, é que tudo começou na pequena Vila de Governador Valadares – MG, no século XIX, vila que pertencia ao grande Município de Santa Maria do Suaçui, primeira Capital de Minas Gerais, quando meninos deslumbrados com os jogos de baseball que militares Norte Americanos promoviam em sua Base Militar, começaram a tentar imitar os seus ídolos locais, com algumas adaptações já que não dispunham dos mesmos equipamentos. Mais tarde essa onda de idolatria se tornou um fator decisivo na cultura emigratória da população local para os EUA, em busca de melhores condições de vida.

 

EQUIPAMENTOS

            Para jogar betes, são necessários dois tacos, duas latas de óleo de cozinha e uma bola, que pode ser de tênis ou frescobol. Os tacos, também chamados de betes, são geralmente feitos de madeira e serão confeccionados pelos próprios atletas.

CAMPO

            O campo pode ser qualquer lugar plano com terreno liso, tipo asfalto ou terra batida. É formado por duas circunferências de 60cm com uma distância de aproximadamente 20m entre elas.

JOGADORES

            Este jogo é jogado por duas duplas, sendo que uma detém os tacos — os rebatedores — e a outra a bola — os lançadores. Cada rebatedor fica posicionado perto de um alvo, com o taco tocando o chão dentro da base. Esta posição é referenciada como "taco no chão". Os lançadores se posicionam fora do espaço entre as bases, normalmente atrás dos alvos. Eles podem entrar no espaço entra as bases para pegar a bola, mas os lançamentos devem sempre ser efetuados de trás da base de seu lado do campo.

DESENVOLVIMENTO DO JOGO

            LANÇADORES: tem por objetivo derrubar a lata do lado oposto do campo através do lançamento da bola. Ao conseguir derrubar a lata do adversário, alternam-se os papéis, os lançadores tornam-se rebatedores, conquistando a oportunidade de pontuar, e os rebatedores tornam-se lançadores.

         REBATEDORES: o objetivo dos rebatedores é em primeiro lugar procurar defender a lata dos arremessos adversários, rebatendo a bola o mais longe possível. Quando a bola é rebatida, um dos arremessadores deve correr atrás da bola e voltar o mais rápido possível para a base, continuando o jogo. Durante o tempo em que a dupla adversária corre atrás da bola, a dupla de rebatedores pode alternar de lado no campo, batendo os tacos no meio da quadra e encostando o taco na base oposta, o que gera pontos. A cada cruzada de base a dupla ganha 10 pontos. Porém, se durante a tentativa dos rebatedores de cruzar as bases o lançador derrubar a lata com a bola ou acertar a bola no rebatedor que está fora da base, perde-se o bete e trocam-se os papéis.

Ganha o jogo a dupla que completar primeiro 100 pontos e cruzar os betes no centro do campo.

REGRAS

  1. Este campeonato é destinado para todos os membros do grupo de ciclistas Bolas Suadas Racing Team, bem como amigos e convidados dos integrantes do grupo.

  2. As duplas inscritas podem ser mistas, masculinas ou femininas. Dependendo da quantidade de duplas inscritas o campeonato acontecerá por chaves de grupos ou eliminatórias ao estilo MATA MATA. Isso será informado aos participantes após fechamento das inscrições. 

  3. Para decidir qual dupla começa com os betes, pode-se tirar "par ou ímpar", ou "molhado ou seco" (onde um dos participantes molha um lado do taco e deixa o outro lado seco, cada time escolhe se quer molhado ou seco, e joga-se o taco para cima para saber quem começa).

  4. É fundamental ao rebatedor manter o taco encostado na base o tempo todo, assim a base está "protegida", pois em qualquer momento que o rebatedor tirar o taco da base o lançador, que está atrás da base, pode derrubar a lata com a bola. É interessante que o rebatedor fique com o taco na base até que a bola seja lançada pelo lançador, mantendo assim a base protegida. Se acontecer de o lançador derrubar a lata com a bola, os rebatedores perdem o direito aos tacos, invertendo-se os papeis.

  5. É permitido aos rebatedores tirar o taco do chão desde que se peça licença para realizar essa ação. Para isso é só um dos rebatedores falar em alto e bom tom “LICENÇA BETE”, para um só rebatedor, ou “LECENÇA BETE PARA DOIS”, funcionando para os dois rebatedores.

  6. Se durante a betada a bolinha rebatida for para trás do círculo do rebatedor, é contado "uma para trás". Contando-se 3 rebatidas para trás, perdem-se os tacos e invertem-se os papéis. Se a dupla conseguir marcar pontos, essa contagem é zerada.

  7. Se a bola rebatida cair em local de difícil acesso (pátio de prédio com portão trancado, telhado de uma casa, casa com cão bravo ou ainda terreno baldio com mato fechado), a dupla de rebatedores só poderá marcar 20 pontos até que a outra dupla grite "BOLINHA PERDIDA" e haja, claro, comum acordo quanto à dificuldade de acesso.

  8. Regra da Vitória. A regra consiste em um evento único, o lançador tem que pegar a bola rebatida no ar, sem que ela tenha tocado no chão em nenhum momento, e na hora em que a bola estiver em suas mãos gritar VITÓRIA. O Jogo se encerra na hora, e é dada a vitória aos lançadores independente do placar em andamento.

  9. Se durante a betada a bolinha rebatida for para trás do círculo do rebatedor, e o lançador pegar a bola no ar, a equipe que estava rebatendo perde a posse do BETE.

  10. Qualquer batida na bola válida é obrigatório o deslocamento dos batedores.

DATA: 25/06/2017

HORARIO: A PARTIR DAS 09:00H

LOCAL: ESTACIONAMENTO LATERAL DO LA SALLE - ASA SUL

O QUE LEVAR: SEU ISOPOR COM SUA BEBIDA E UM NACO DE CARNE PRO CHURRAS

INSCRIÇÕES FINALIZADAS - BOA COMPETIÇÃO!!!

  • White Facebook Icon
0